Bioblitz, descubra a natureza de Serralves

Bioblitz, descubra a natureza de Serralves

Nos dias 24 e 25 de Abril, Serralves organiza a segunda edição do Bioblitz, uma inventariação relâmpago de espécies feita com a participação do público, numa iniciativa ímpar deste género a decorrer num jardim histórico e que foi recentemente considerado um dos mais notáveis do mundo.

Esquilo Serralves

Ao contrário de um inventário científico, que é limitado a biólogos e outros investigadores, o bioblitz é aberto a famílias, alunos, professores e todas as pessoas que queiram ajudar os investigadores a encontrar plantas e animais no Parque de Serralves.

Na sexta (24 abr, 10h00-17h00) o programa será dedicado à participação das escolas, enquanto que no sábado (25 abr, 08h00-20h00) este evento está aberto para o público em geral. O programa detalhado estará brevemente disponível.

Borboleta Serralves

Serão catalogados os diversos grupos biológicos existentes no Parque: Aves, Anfíbios e Répteis, Micromamíferos e Morcegos, Insetos e Aranhas, Plantas, Líquenes e Cogumelos. Cada um terá uma estação localizada no Parque de Serralves, a partir da qual é possível acompanhar as sessões de inventariação. No caso das Aves e das Borboletas é até possível fazer monitorização autónoma, bastando levantar um kit, fazer a inscrição online e registar os dados recolhidos.
Serralves
Em paralelo vão decorrer oficinas em família dedicadas a cada espécie, conversas sobre biodiversidade e documentários “Há vida em Serralves”.
Esta é uma oportunidade única de contribuir para aumentar a lista de espécies já identificadas, trabalhar com a comunidade científica e conhecer melhor a fauna e flora do Parque de Serralves. A entrada é livre!
Fonte: Serralves