9 dicas para ser um turista sustentável nestas férias

9 dicas para ser um turista sustentável nestas férias

Quando um destino começa a perder os seus encantos por causa do turismo massificado, causando o esgotamento dos recursos naturais e a descaracterização do património cultural e social, já se adivinha o fim da história: é abandonado pelos viajantes, que partem em busca de um novo paraíso.

Guia Prático do Turista Sustentável

Assim que um turista coloca os pés no destino de férias, já está a interagir com o meio ambiente e a cultura desse lugar. Por isso, o visitante deve ter consciência do seu papel como um agente que pode contribuir para a conservação do meio ambiente, buscando um relacionamento saudável com a natureza e com as comunidades locais. Sendo assim, deixamos-lhe aqui algumas dicas sobre como pode ser um turista sustentável nestas férias!

1. Escolha Destinos Sustentáveis

Ao escolher o seu destino, procure informar-se se o mesmo é conhecido por desenvolver comportamentos sustentáveis, tais como a oferta de meios de transporte, acomodações e tratamento de lixo e esgotos adequados.

Açores - nordeste

2. Escolha Operadoras Turísticas com Responsabilidade Socioambiental

Existem vários programas ambientais (rótulos ecológicos), como o Global Sustainable Tourism ou o Travelife que certificam os agentes turísticos que implementam boas práticas ambientais e sociais nas suas empresas. Escolha um desses operadores certificados para viajar sustentavelmente!

3. Reserve hotéis eco-friendly

Prefira hotéis certificados ambientalmente, ou que adotem ações como a reciclagem de lixo, reutilização de água e emprego de mão de obra local. Verifique se o alojamento usa energia mais limpa (como a energia solar) e se tem algum programa de preservação da flora e fauna da região. Procure hotéis que usem guias, serviços e produtos locais, assim como respeitem a arquitetura da região. Siga as sugestões do nosso portal. Divulgamos já bastantes hotéis com boas práticas ambientais!

Quartos

4. Privilegie a cultura local

O que existe de melhor para ser visto e apreciado: a programação cultural típica do lugar. Entre uma discoteca que toca músicas que está sempre a ouvir no carro a caminho do trabalho, ou aquela apresentação de um grupo regional de cavaquinhos, o que acha que deve escolher?

5. Ame a Natureza

A praia é um ambiente vivo! Utilize protetor solar resistente à água para não poluir o mar e prejudicar a fauna marinha. Não retire plantas, nem leve “lembranças” do ambiente natural para casa. Deixe as pedras, flores, frutos, sementes e conchas onde foram encontradas, para que outros também possam apreciá-los. Deixe o que é da natureza na natureza.

Dia Mundial do Ambiente

6. Poupe recursos no hotel e na cidade

Opte por acomodações que tenham equipamentos eficientes e que permitam o uso racional da energia e da água. Use o ar condicionado dos hotéis sempre com as portas e janelas fechadas. Separe os materiais recicláveis dos restos de lixo orgânicos. Utilize sacos reutilizáveis de pano ou papel em vez dos sacos plásticos nas compras. Apague as luzes e desligue os equipamentos do seu quarto ao sair. Feche a torneira enquanto escova os dentes. Evite usar uma toalha nova todos os dias. Conheça e respeite as regras locais, e só pratique desportos radicais nos locais permitidos.

Foto: Filipe Dores

Foto: Filipe Dores

7. Opte pelos transportes públicos e bicicleta

Opte por viajar de comboio, metro ou autocarro, que emitem menos CO2 por pessoa em comparação aos carros. Se tiver mesmo que usar o carro, prefira combustíveis menos poluentes. Ande de bicicleta sempre que possível em qualquer lugar do mundo!

Comboio

8. Consumo Consciente

Consuma produtos locais e participe no crescimento sustentável das comunidades. Não coma peixes em extinção, em declínio ou no seu período de desova. Coma menos carne, uma vez que a pecuária extensiva ocupa enormes áreas desmatadas e responde por grandes emissões de gás metano. Experimente menus preparados com ingredientes biológicos. Traga para casa artesanato do país que visita.

A de Amor

9. Compense as suas emissões de carbono

Compense o carbono da sua viagem voando por empresas como a TAP, Lufthansa ou a  British, que oferecem o serviço por um acréscimo na passagem de avião. Pioneira, a Natur Air, da Costa Rica, neutraliza 100% das suas emissões. Cada viajante é responsável pelo tamanho da pegada que deixa no planeta.

Natur Air Costa Rica

O que é o Turismo Sustentável
A ideia de turismo sustentável surgiu junto dos movimentos ambientalistas da década de 80 para assegurar que os lugares turísticos não perdessem a sua identidade e tivessem o seu ambiente natural preservado. A premissa central é mostrar que através de atitudes simples, como o consumo responsável e o uso racional dos recursos naturais, podemos favorecer a economia e o desenvolvimento dos destinos que visitamos, mostrando que as nossas escolhas podem contribuir para a conservação do meio ambiente e para a melhoria da qualidade de vida das pessoas nos destinos.