Paço de Calheiros

Paço de Calheiros

Numa das encostas de Ponte de Lima, situa-se um Solar repleto  de história e gosto pela tradição. Os seus jardins, classificados como Históricos, convidam os hóspedes a relaxar e a parar no tempo, contemplando a vista deslumbrante sobre o Minho ou a capela com o seu valioso altar barrôco. O Paço de Calheiros está intimamente ligado ao caminho de Santiago de Compostela e é ponto de paragem de vários peregrinos. Aproveite ainda para conhecer o Circuito Eco que o guia pela sustentabilidade do Paço.

Sustentabilidade

Os projetos implementados no Paço de Calheiros têm duas vertentes principais: a gestão sustentável dos recursos energéticos e a reutilização das águas residuais através de um inovador sistema com leitos de plantas.

Tirando partido daquilo que a natureza tem para oferecer, o Paço aproveita a luz do sol e a água para produzir energia, reduzindo assim os consumos de eletricidade provenientes da rede pública.

Dada a importância dos ecossistemas para o Paço de Calheiros, o mesmo organizou um Circuito Eco para si, onde poderá conhecer o sistema fotovoltaico, a mini-hídrica construída no antigo moinho e os Leitos de Plantas usadas para o tratamento das águas.

Reserva

O que fazer

Visita à Ponte Romana de Ponte de Lima; Visita ao Museu Rural de Ponte de Lima; Festival Internacional de Jardins (de Maio a Outubro); Passeios na Área de Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos; Trekking no Parque Nacional da Peneda-Gerês; Passeios a cavalo; Circuito Eco pelo Paço de Calheiros; Provar a gastronomia local.

 Facilidades

Sala de Jantar e Salas de Estar com Lareira, Sala de Pequenos-Almoços e Refeições, Sala para Festas e Reuniões, Piscina (exterior e interior), Campo de Ténis, Capela, Jardins e Vinhas, 2 salas de estar com lareira na Casa principal, Free Wifi, Mini-spa com jacuzzi, banho turco, Aqua-fitness.

Como chegar

Comboio – A estação mais próxima localiza-se em Barroselas, a 30 Km do Paço de Calheiros.

Autocarro –  Existem ligações de Braga até Ponte de Lima realizadas pela Transdev.  A Rede Nacional de Expressos tem uma ligação diárias de Lisboa a Ponte de Lima.

Carro – Vindo de Lisboa tome a A1 em direção ao Porto e depois a A3 em direção a Braga/Valença. Saia da auto-estrada ao km 77 na placa que diz: Calheiros/Refoios. Depois da portagem saia na saída nº12 em direção aos Arcos de Valdevez (IC28), percorra cerca de 2 km e saia na indicação que diz Refoios do Lima. Siga sempre até encontrar uma rotunda, aí siga pela esquerda seguindo as indicações de Calheiros/Refoios do Lima, 3,5km depois encontrará à sua direita a indicação Paço de Calheiros e Calheiros, vire e 2 km depois encontrará do seu lado direito um portão grande e aberto do solar.

Contactos
Paço de Calheiros
4490-575 Calheiros,
Ponte de Lima
N 41° 48‘ 24” W 08° 34‘ 04”
+ 351 258 947164
 
Mapa